Antes da preparação do tambor, tive que criar um suporte em ferro com o perfil em L e quadrado. Usei os ferros com o perfil em L para fazer a parte de apoio que assenta no chão e os de perfil quadrado para fazer a parte de suporte do tambor, os quais foram soldados nos de perfil em L. Tive que fazer isto por causa do tambor ser redondo, o que de certeza iria dificultar a instalação dos componentes pelo simples facto de rodar.
Após ter moldado o ferro nas pontas, coloquei uma pequena chapa para poder fixar o tambor no suporte. Depois disto coloquei uma massa que retira os riscos causados pela rebarbadora.
Após ter concluído os procedimentos anteriormente descritos, fixei também a parte inferior.
O passo seguinte é lixar toda a parte metálica que compõe o suporte e pintar. Depois da tinta estar seca, apliquei quatro borrachas na parte inferior, para que a mesma não deslizasse tão facilmente.
Terminado o suporte do tambor, principiei a preparação do tambor para proceder à respetiva colocação dos componentes no computador. Para isso foi necessário cortar a parte traseira do tambor com as devidas precauções: colocação de óculos e luvas de cabedal.
Com a parte posterior do tambor cortada, o passo seguinte foi limar as extremidades para evitar eventuais cortes com os “bicos” desprendidos pela rebarbadora. De seguida, cortei a medida certa do acrílico, visto que iria suportar a placa mãe e tapar os componentes na parte frontal. No entanto, tive algumas dificuldades em o cortar redondo, talvez porque a ferramenta que usei para cortar o acrílico não foi a mais apropriada.
Quando decidi colocar os componentes, optei por colocar primeiro os componentes externos, como por exemplo: um leitor de cartões de memória. Este foi colocado na parte de trás do tambor.
Seguidamente coloquei a unidade de CD-DVD. Neste procedimento foi necessário cortar a “chapa” do tambor e, de seguida, limar até conseguir colocar de fora para dentro a unidade.
A colocação da fonte de alimentação deu um pouco que pensar, pois é um componente que não está diretamente em contacto com o utilizador, ao contrário do que acontece nos computadores normais. Nestes podemos colocar o cabo de alimentação diretamente na fonte, o mesmo não acontece no meu projeto, visto que a fonte de alimentação está localizada no centro do tambor. Então decidi criar um cabo que fosse uma extensão da entrada de corrente na fonte. Para isso, tive de fazer um pequeno corte na parte de trás do tambor para colocar o encaixe do cabo denominado por DC-IN, e soldei os fios de entrada de corrente na fonte, os quais me permitirão ligar e desligar o cabo de corrente sempre que quiser, não sendo necessário desmontar da parte de trás do tambor. Feito todos estes passos, soldei os fios ao DC-IN e apertei com dois parafusos a peça.
Após ter criado o cabo de extensão para a fonte de alimentação, tive que criar um apoio para fixar esta fonte ao tambor e à placa de acrílico. Foi necessário também colocar uma chapa à frente da fonte e apertar com um parafuso de cada um dos lados, como demonstra a figura seguinte.
Após ter colocado a fonte de alimentação no lugar e de a ter fixado, prossegui com a instalação dos componentes - uma placa de expansão de portas USB com saída de áudio e entrada de microfone. Aqui foi necessário fazer um pequeno corte na parte superior da placa para passar o cabo que faz a ligação entre esta e a placa mãe.
A fixação da placa mãe à placa de acrílico foi um processo fácil, pois foi apenas colocar a placa mãe por cima e marcar a posição dos apoios, isto é, bastou furar e apertar ligeiramente com uns parafusos compatíveis, para não danificar a placa mãe.
A placa mãe deve ser ligada à alimentação da fonte, ou seja, o conector dela deve ser ligado no lugar previsto na placa mãe. Para isso basta ligar o cabo de energia que permite que as portas de expansão pci, pci-express tenham corrente suficiente para alimentar a placa.
O próximo passo é colocar a placa de acrílico na parte frontal do tambor, por forma a colocar os leds de sinalização, que mostram que o computador está ligado, isto é, vemos se o hdd está a funcionar. Para isso, com um berbequim, fiz um furo com uma broca de 5milímetros e colei os leds. Para colocar a parte do botão para ligar o computador, fiz um corte no botão para que entrasse e colei-o, como podemos verificar na imagem seguinte.
Neste passo, procedi à colocação do sistema de refrigeração. Para tal tive que criar uma peça para que o bloco do CPU ficasse encostado à placa mãe sem se mover. Tive algumas dificuldades na criação desta peça, mas consegui fazê-la com uma chapa de 2 milímetros para que as molas que estão por baixo dos parafusos façam alguma pressão. Bloco do CPU é o componente que faz a transferência da energia sob a forma de calor do processador para o líquido de refrigeração, com o auxílio da bomba e, constantemente, substituído por outro com menos calor.
Para a montagem do sistema de refrigeração, tive de montar um radiador na parte traseira do computador, fixando-o com cola quente. Este radiador tem acoplada uma ventoinha que está ligada juntamente com a bomba da água, isto é, a intensidade com a ventoinha gira e a intensidade com que a bomba faz circular a água varia dependendo da temperatura a que se encontra o processador, ou seja, quanto mais alta está a temperatura com mais intensidade a ventoinha gira, assim como o líquido circula pelo circuito.
Para que o circuito não apanhe ar e diminua a capacidade de refrigeração, o reservatório faz com que o ar se acumule á superfície. Para servir de reservatório utilizei uma caixa para produtos alimentares - um tupperware. A bomba da água foi colocada dentro da caixa, pois como produz calor este será transferido para o líquido e posteriormente passará por um radiador para diminuir a temperatura. Na caixa fiz três buracos: dois do tamanho do tubo e um pequeno para passar o cabo de alimentação para a bomba. O reservatório foi colocado dentro do tambor da máquina do lado direito, visto de trás.
A fase da montagem dos componentes está quase concluída, pois falta apenas a instalação do sistema de iluminação. Neste sistema utilizei três tipos de luzes: azuis, verdes, e brancas. Estas são ligadas através de dois botões que se situam na parte superior e apresentam duas posições: uma para o lado esquerdo que liga a luz verde, que está situada na parte superior do tambor, e para o lado direito que liga a luz azul que está situada também na parte superior do tambor, mas mais para o lado direito. O segundo botão liga uma luz mais intensa, esta de cor branca e está situada na parte superior do tambor, mas no centro do mesmo.